(RPG) Dungeons & Dragons o famoso D&D
Dungeons & Dragons o famoso D&D é simplesmente a pedra fundamental que deu origem a categoria de jogos conhecida hoje como RPG – Role Playing Game. Pois, além do seu tempo de estrada, ele ainda é o mais bem estruturado e cooperativo, no qual, cada jogador controla, tipicamente, um único personagem.
Começando pelo Role Playing…
Durante as sessões de jogo, cada jogador dirige as ações de seu personagem e suas interações com outros personagens do mestre. Os resultados das escolhas do grupo e a história básica do jogo é determinada pelo Dungeon Master (DM) de acordo com as regras e sua interpretação de mestre. O DM descreverá os personagens que os jogadores encontram e também o cenário no qual essas relações ocorrem. Contudo, os jogadores é que terão influência direta nos resultados destas interações.
E finalmente chegando no Game…
As regras do jogo, que cobrem áreas diversas como o uso da magia, os combates e o efeito do ambiente nos personagens, ajudam o mestre em suas decisões. O DM pode escolher quais regras oficiais ele vai usar e até mesmo criar regras novas, se achar necessário.
Desde o AD&D (Advanced Dungeons & Dragons, uma versão “avançadas” que existiu nos anos 1980-90), Dungeons & Dragons tem suas regras básicas divididas em três livros. Estes são o Livro do Jogador, o Livro do Mestre, e o Livro dos Monstros.
Os únicos materiais necessários para jogar são os livros de regras, uma ficha de personagem para cada jogador e alguns dados poliédricos. A 4ª edição assume o uso de miniaturas ou marcadores sobre uma superfície quadriculada, itens que eram opcionais nas edições passadas, e voltou a ser opcional na 5ª edição.
Muitos outros itens estão disponíveis para melhorar o jogo, alguns dos mais populares, embora opcionais sejam livros de expansão de regras, aventuras prontas e cenários de campanha.
Dicas para Jogar Dungeons & Dragons:
Dungeons & Dragons em outras Mídias:
Fã de design, programação, RPG, desenho, poker, rock n roll, ciclismo, HQs, cinema, séries, etc.