7 Dicas de Empreendedorismo com os Caça-fantasmas

Ame o que faz, fazendo o que ama
Infelizmente, ainda nos dias de hoje, para algumas pessoas o dinheiro é tudo o que importa e por este motivo farão de tudo para obter o máximo possível, até mesmo trabalhar em algo que odeiam. Porém, estas estão fadadas a ‘trabalhar’ para o resto de suas vidas e dificilmente vão tão longe quanto aquelas que vivem sua profissão.
Logo de início, podemos ver que Pit, Egon e Ray, amam ser cientistas e praticamente respiram a paranormalidade. Cada um à sua maneira, todos os três mostram-se extremamente engajados em suas respectivas áreas, inclusive ministrando estudos e pesquisas.
Transforme o hobbie em negócio
Mesmo quando se ama o que faz, pode não esteja feliz trabalhando onde trabalha, seja por falta de perspectiva de carreira, divergência de ideologia, falta de reconhecimento ou milhares de outros motivos que o atrapalhe a realizar-se em sua profissão. Talvez seja hora de tomar coragem e finalmente colocar em prática aquela ideia que estava no fundo da gaveta, abrindo o seu próprio negócio para fazer as coisas a sua maneira.
No caso do trio de cientistas, quando suas vidas sofreram uma guinada colocando-os em cheque, eles tiveram que tomar coragem e finalmente abraçar seu hobbie para transformá-lo em um grande negócio. Eles foram visionários, criaram um mercado novo e totalmente inexplorado, vendendo às pessoas algo que elas nem sabia que precisavam.
Estabeleça a identidade visual
Para que as pessoas lembrem de você e da sua empresa, é estritamente necessário criar uma identidade visual, que as ajude a fixa-los na memória e talvez até criar um certo vinculo sentimental com esta lembrança. Desenvolva sua marca e use-a em todo local que fizer sentido, como nos uniformes, na fachada e veículo da empresa, etc.
Dentre os que assistiram ao filme, com certeza a maioria ainda se lembra da época com um certo saudosismo, quando reveem o logo dos Caça-Fantasmas. O fantasminha estava em todo lugar e conseguia destacar-se pelo seu design agradável ou a estranheza que causava a quem olha-se.
Invista na estrutura e ferramentas
Começar um negócio realmente não é tarefa fácil e certamente está longe de ser barata, principalmente no Brasil, um dos países com a maior carga tributária do mundo. Quando se está iniciando algo, há uma alta demanda de investimento no patrimônio material e processual da empresa, onde normalmente deve-se adquirir a sede e ferramentas necessárias, além de contratar novos funcionários.
Com os Caça-Fantasmas não é diferente e após adquirir o capital inicial, os agora empresários se viram obrigados a locar uma sede, contratar uma secretária para atender aos telefonemas, comprar um carro para as visitações e desenvolver as demais ferramentas que até então não existiam no mercado. A partir deste alto investimento, o negócio prosperou e finalmente o quarto membro juntou-se a equipe, Winston.
Divulgue os seus serviços
Mesmo a maior empresa do mundo e a criadora do melhor produto de todos os tempos, nunca sairá do anonimato, se não usar a comunicação a seu favor, para divulgar a sua existência. Então lance mão de todas as “armas” possíveis, invista nos materiais gráficos, anúncios nas mídias, dê entrevistas e tudo mais que puder!
No filme, nossos heróis usam e abusam da publicidade, criando um comercial extremamente simples e engessado, realizam testes com a fachada até que se torne adequada, criam seu próprio jingle, dão entrevistas irreverentes, associam seu nome a outros produtos e até usam uma sirene chamativa no carro.
Aproveite todas as Oportunidades
Quando o cliente te procura desesperado com um problema, resolva-o da melhor forma possível e além de uma venda, terá também, uma fidelização.
Tenha perseverança!
Não importa se todos o achem um maluco ou quantas vezes a sua ideia será rejeitada, se você faz o que ama, insista, insista e insista mais uma vez, até que dê certo.

Fã de design, programação, RPG, desenho, poker, rock n roll, ciclismo, HQs, cinema, séries, etc.